Prefeitura e CIESP realizam 3o Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico de Itapevi na sexta-feira (04)

Primeira etapa terá ‘Balcão de Empregos’; segunda fase acontece em 22 e 23 de novembro com novas ações voltadas à capacitação e empregabilidade

Devido ao sucesso do anúncio do 3o Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico de Itapevi – Empregabilidade e Qualificação Profissional, realizado há duas semanas, e motivado pela procura de empresas interessadas em participar, a Prefeitura solicitou ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) a ampliação da programação do evento.

O fórum será realizado no dia 4 de outubro e terá uma segunda etapa nos dias 22 e 23 de novembro, no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani (Avenida Rubens Caramez, 1000, Centro), sempre a partir das 9h. Segundo o CIESP Castelo, esta terceira edição do evento nasce integrada à nova filosofia do Fórum de Desenvolvimento Regional, que é parte integrante do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste, criado recentemente.

Considerando que o Encontro Empresarial 2013, realizado em Barueri também pelo Ciesp, teve foco no fomento de negócios, e agora, o de Itapevi terá atenção voltada à capacitação de profissionais e à empregabilidade, conclui-se que esse evento vem complementar o anterior.

Os organizadores acreditam que esse evento se coloca na agenda do Fórum Regional de Desenvolvimento, que é um braço de sustentação do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, que integra as cidades de Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Cotia.

Programação
No dia 4 de outubro acontecerá a primeira rodada do Balcão de Empregos. Os currículos encaminhados à Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Social de Itapevi foram previamente selecionados de acordo com o interesse das empresas participantes e os candidatos serão convidados a participar de entrevistas neste dia.

A expectativa é preencher entre os dias 4 de outubro de 23 de novembro cerca de 1500 vagas já captadas. Entre as empresas confirmadas estão B2W Digital, Centrix, Construhidra, CSU, Mc Donald’s, Carrefour, Netshoes e Habib’s.

Os interessados em participar das entrevistas devem fazer cadastro no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que funciona na Avenida Presidente Vargas, 88, Vila Nova. O atendimento é de 2ª a 6ª feira, a partir das 8 horas, com entrega de senhas. O candidato deve estar munido de CTPS, RG, CPF e Comprovante com número de PIS/PASEP/NIT ou NIS, todos os documentos originais. Os atendentes irão fazer o cadastro e, caso se enquadrarem no perfil profissional das empresas, serão convidados a participar das entrevistas.

2ª etapa do Fórum
Nos dias 22 e 23 de novembro haverá nova ação do Balcão de Emprego, contando com mais adesões das empresas participantes. Palestras de capacitação profissional e motivacional serão ministradas pelos representantes do Sebrae, Senac, Senai, SESI e OAB. Teste vocacional e ginástica laboral serão oferecidos gratuitamente nos dois dias.

Temas das mesas de debates
. Juventude: Primeiro Emprego;
. A Mulher e o Mercado de Trabalho;
. Pessoas com Deficiência;
. Fontes de Financiamento e Facilitação de Crédito ao Microempreendedor;
. Itapevi: O Comércio como Vocação;
. O Papel do Funcionalismo Público na Empregabilidade em Itapevi;
. Arte, Cultura e Esporte como Alternativa de Empregabilidade